This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Redução do impacto ambiental é prioridade para a AB Mauri
19/09/2023 às 10:46
• 5 minutos de leitura
Conheça algumas das ações do Pilar Meio Ambiente que têm gerado redução do impacto ambiental por meio do aumento significativo no uso de energias renováveis.
Biogás na cogeração de energia renovável e redução do impacto ambiental
Com 17.000 m² de área construída, a fase 1 da Estação de Tratamento de Processos (ETP), que contempla a produção de biogás e a cogeração de energia, já opera com resultados bastante satisfatórios em nossa fábrica na cidade de Pederneiras.
A planta de cogeração possui geradores que consomem o biogás e o convertem em energia elétrica. Os gases de exaustão alimentam uma caldeira de recuperação que gera vapor para a fábrica, e ainda temos uma geração de água quente a partir dos fluidos de arrefecimento dos geradores. Ao todo, a planta possui uma eficiência elétrica e térmica de 82%. Com isso, atualmente, estão sendo gerados a partir do biogás cerca de 25% da energia utilizada na planta.
“Esse primeiro e importante passo foi muito bem-sucedido e já está entregando os resultados que a gente esperava. Em certos aspectos, até um pouco melhor do que havíamos previsto, como é o caso da remoção da carga orgânica, que chegou a 95% na fábrica. A lei exige 80% no estado de São Paulo e a resolução federal estabelece o mínimo de 60%, ou seja, já estamos operando bem acima do que é obrigatório”, explica João Eduardo, Gerente de Segurança e Meio Ambiente da AB Mauri.
E pra quem pensa que este projeto está 100% entregue, não está. Outra parte importante é a fase 2 da Estação de Tratamento de Efluentes. “O projeto executivo e o orçamento dessa segunda etapa já foram aprovados. A expectativa é iniciar a fase 2 ainda neste ano, como um complemento da fase 1, centrada no sistema aeróbico, responsável por melhorar ainda mais os padrões de lançamento do nosso efluente”, afirma João Eduardo.
Diminuição do consumo de energia
Também na planta de Pederneiras, uma empresa especializada em consciência energética foi contratada para realizar consultorias e ajudar a avaliar os equipamentos para reduzir o consumo de energia das fábricas, visando a redução de custos e do impacto ambiental.
“Estamos implementando novas tecnologias com a expansão da fábrica de fermento. Temos um novo sistema de refrigeração de fermento e novos sopradores de ar para fermentação, com máquinas que utilizam a tecnologia de acionamento de velocidade variável (VSD), um recurso que ajusta automaticamente a velocidade de cada soprador, explica Marcos Cespedes, Gerente de Manutenção e Projetos e colíder do Pilar de Energia.
100% de energia renovável nos próximos 5 anos
A AB Mauri tem como objetivo atingir 100% de energia de fontes renováveis nos próximos 5 anos. Para isso, estamos adquirindo certificados de energia elétrica (i-REC) proporcionais ao consumo de todas as plantas produtivas.
O I-REC é uma certificação internacional de energia renovável que comprova o uso de energia limpa na sua cadeia de produção, seja ela hidroelétrica, eólica ou solar. A certificação pode ser adquirida por qualquer empresa, não importa se é uma multinacional ou um pequeno negócio local. Para ter o certificado, basta a empresa fazer uso de energia gerada por fontes renováveis, e os cálculos de I-REC podem ser feitos em curto ou longo prazo.
Cada REC representa uma unidade de geração de energia renovável (1 REC = 1MWh).
O i-REC tem reconhecimento internacional e segue o GHG Protocol Escopo 2 (que inclui todas as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera a partir do consumo de eletricidade, vapor, calor e refrigeração), além de garantir que, como empresa, estamos praticando ESG da forma correta.
Além da eletricidade, o vapor também precisa ser obtido a partir de fontes verdes. “Atualmente, a caldeira de Pederneiras é movida a cavaco de madeira de reflorestamento, o que nos permite afirmar que já utilizamos energia 100% renovável na fabricação de nossos fermentos, misturas para bolo e pão de queijo e cremes vegetais. Já em Sorocaba, estamos buscando fornecedores de biometano (originado a partir da purificação e da compressão de biogás) para substituir o gás natural e, assim, reduzir a liberação de carbono para a atmosfera”, comenta Jorge Galhardi, Gerente de Produção e líder do Pilar de Energia.
E dessa forma seguimos fazendo a nossa parte rumo a nos tornarmos cada vez mais competitivos no mercado de forma consciente. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro! Conheça outras iniciativas da AB Mauri com foco em proteção ambiental clicando aqui.
Categorias
- Ambiental
- Mudanças climáticas